segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A lenda de Pheidippides




A maioria dos corredores conhece a história da maratona, que conta que em 490 aC, depois que o exército ateniense derrotou um grupo de invasores persas na cidade costeira de Marathon, um mensageiro grego chamado Pheidippides correu para Atenas, a 25 milhas de distância, ou 40.233 metros, dramaticamente anunciou a vitória da sua equipe , caiu e morreu. A democracia ateniense foi salva, e para comemorar a corrida de Pheidippides, muitos de nós agora corremos a maratona.

É um fato interessante, mas os estudiosos não acreditam que isto é muito verdadeiro. Abaixo, vamos dar uma olhada no que pode ter acontecido.


Será que Pheidippides realmente existiu?

Muito provavelmente, sim. Heródoto, historiador grego antigo, que escreveu o relato definitivo da batalha cerca de 40 ou 50 anos depois que ela ocorreu, diz que um anjo chamado Pheidippides correu de Atenas a Esparta, pediu por ajuda, em seguida correu de volta com as más notícias. Isso é uma viagem de cerca de 450km sobre terreno montanhoso, e leva quatro ou cinco dias. Mensageiros gregos corriam rotineiramente distâncias semelhantes por motivos semelhantes. Isso é como a informação era geralmente percorrida entre cidades-estados gregas, diz Richard Billows, professor de história grega e romana da Universidade de Columbia em Nova York e autor do livro - Marathon: The battle that changed western civilization.

Pheidippides realmente morreu por causa desta travessia?

Não há nada no registro histórico que sugira que Pheidippides morreu ao completar sua corrida Atenas / Esparta ou qualquer outra corrida.

Alguém correria de Maratona a Atenas?

Sim, mas um mensageiro teria tomado um cavalo. As estradas entre as cidades eram boas, e um cavalo teria sido mais rápido e eficiente. A viagem de Atenas a Esparta, ao contrário, era muito traiçoeira para os cavalos, razão pela qual Pheidippides provavelmente foi a pé. Isso significa que a famosa cena, em que um anjo anuncia a vitória e entra em colapso, é quase certa que seja ficção.

E porque os 42.195m?

A peculiar distância oficial de 42.195 metros da maratona foi estabelecida na Olimpíada de Londres, em 1908. Isto se deu sem nenhum critério científico, esportivo ou histórico. É que a largada aconteceu nos jardins de Palácio de Windsor, para que a família real assistisse, e a distância de lá para a chegada no estádio White City dava os 42,195 metros. A partir das Olimpíadas de Londres essa distância foi adotada oficialmente para a maratona, pois antes desse fato as distâncias variavam em torno de 40 km.

Lendas a parte, o sonho de todo corredor deveria ser o de correr a Maratona de Atenas.
E se você não tiver feito ainda, ou mesmo se já fez, então este é o ano. Em 2010, comemora-se o aniversário de 2500 anos da Batalha de Maratona. E os organizadores da Maratona Clássica de Atenas, a 31 outubro de 2010 estão se preparando para outra invasão, mas uma amigável desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário