quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Correr descalço?


Corredores descalços de longa distância têm sido uma tendência pequena mas crescente na comunidade de atletismo, impulsionado em parte por livros populares e artigos que afirmam que os corredores poderiam receber menos lesões se fizessem da maneira como os humanos evoluíram.
Mas, embora a ideia é sedutora, tem havido pouca evidência para apoiar as reivindicações.
O biólogo evolucionário Daniel Lieberman, da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, encontrou diferenças cruciais na maneira com que os pés descalços e calçados aterrizam, com consequências dramáticas na maneira como o corpo absorve o impacto.

"A primeira vez que tivemos um corredor descalço de longa distância que veio para o laboratório e correu na placa de força, fiquei impressionado", diz Lieberman.
Lieberman encontrou que os corredores de longa distância que normalmente usam tênis, tanto nos Estados Unidos quanto no Quênia, aterrisam diretamente com seus calcanhares, com a força total do impacto.

Americanos e quenianos acostumados a correr com os pés descalços, no entanto, tendem a aterrisar com a parte dianteira dos pés antes de tocar com o calcanhar - permitindo que os tendões e músculos do pé e da perna ajam como amortecedores de choque, diminuindo a força do impacto em até 60% do seu peso corporal. A pesquisa de investigação está publicada na revista Nature.

"O tornozelo é muito complacente, uma articulação elástica, que os corredores descalços usam muito", diz Lieberman. "Ele não está disponível para você quando você aterrisa com a parte posterior do pé. Então, você estará confiando unicamente no salto do seu tênis."
Ao não aproveitar a estrutura e a função do pé, diz o biólogo Dennis Bramble, da Universidade de Utah, em Salt Lake City, os corredores podem estar se arriscando a alguma lesão. "Ignorar como nós evoluímos e como nossos corpos foram feitos para fazer é um negócio arriscado", acrescenta.

Juntamente com Bramble, Lieberman propôs que as características do corpo humano, como pernas mais longas, dedos curtos e um pé arqueado altamente relacionados com corridas de longa distância permitiu que hominídeos primitivos caçassem e eventualmente escapassem de presas.

Mas não somente porque os antepassados humanos usavam a parte anterior de seus pés quando eles corriam, isso não significa que é ideal para corredores de hoje, que cresceram com tênis. Não há evidências de que os tênis de corrida previnam lesões. Mas também não há muita evidência de que as pessoas que corram descalças sofram menos lesões do que aquelas que correm usando tênis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário