terça-feira, 16 de agosto de 2011

Caçada de Persistência

Quatro atletas profissionais correrão atrás de um antílope para tentar provar que o homem é o animal mais bem adaptado e resistente à corrida no planeta. Tão ridículo quanto possa parecer este espetáculo, os homens estão testando uma teoria científica há muito debatida sobre quando e como os seres humanos se tornaram caçadores.

Alguns pesquisadores acreditam que, há cerca de dois ou três milhões de anos, nossos antepassados começaram a correr atrás das presas até que elas caíssem exaustas. Isso teria moldado nosso corpo para as corridas, fazendo com que nos tornássemos mais resistentes do que qualquer outro animal da Terra. Podemos correr o dia todo, diz a teoria, porque há uma vantagem calórica para isto. Nossas pernas, são embaladas por fibras musculares de contração lenta , o que nos tornam melhores corredores em longas distâncias do que a maioria dos quadrúpedes. E nossas três milhões de glândulas sudoríparas nos dão a capacidade de arrefecer o nosso corpo com a transpiração. Os antílopes podem alcançar os 100 km/h, mas eles dependem da respiração para liberar o calor que se acumula no corpo. Se correrem por muito tempo, a temperatura pode chegar a 38º C, levando-os à morte. Não há provas arqueológicas concretas de caçadas de persistência, mas meia dúzia de tribos são conhecidos por terem perseguido animais dessa maneira no século passado: os aborígines na Austrália, os Navajo no sudoeste americano, os Seri e os índios Tarahumara no México. Porém, apenas os bosquímanos do deserto do Kalahari têm sido vistos perseguindo antílopes nas últimas décadas.

Mas a pergunta que fica no ar quem faz é o americano Mark Esposito, um dos quatro corredores que participará do teste que deve ocorrer ainda no mês de agosto:
-Será que ainda é possível fazer isso? Será que a nossa vida sedentária, de homens modernos, não estragou essa vitalidade de nossos antepassados?

Para os especialistas, ainda somos capazes de feitos como esse.




Um comentário:

  1. Leandro...
    Veja de onde surgio tudo isso

    http://www.ted.com/talks/lang/por_br/christopher_mcdougall_are_we_born_to_run.html

    do livro nascido pra correr

    Quem não leu, leia

    ResponderExcluir